Administração de Recursos Humanos: Missão do departamento de Recursos Humanos

sábado, 27 de dezembro de 2008

Missão do departamento de Recursos Humanos

MISSÃO DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

“A missão de uma empresa é a razão de ser pela qual ela foi criada e desenvolvida” CHIAVENATO, 2004: 45

Compreendemos que a missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, para quem., e que o enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da empresa perante os seus clientes.
E por assim ser, a missão do Departamento de Recursos Humanos deve estar alinhada com a missão da empresa ou organização, devendo, portanto, estar voltada ao desenvolvimento do capital humano alocado dentro da empresa, sendo o colaborador, neste momento, utilizado como meio, para que a empresa possa atingir seus objetivos e metas.
Cabe ao Departamento de Recursos Humanos, analisarem as competências dos indivíduos e equipes para que representem um diferencial em relação às outras empresas, e ainda garantir no ambiente interno, alto nível de motivação, engajamento e segurança para os funcionários da empresa.
Muitas vezes nos questionamos do porque a empresa existe, a resposta para esta questão está em nós mesmos, vejamos, pergunte a si mesmo, o porquê da existência da empresa onde estou trabalhando?
Pensou e acredito que você tenha chegado a conclusão que é para ganhar dinheiro, pois bem, segundo Chiavenato (2004), a empresa existe, não é para ganhar dinheiro e nem é para remunerar os acionistas e nem para gerar empregos, tudo isso é apenas decorrência, pois deve ter como foco obter lucro a fim de continuar operando ou produzindo produtos e serviços cada vez mais e melhor, ou seja, se uma empresa tiver como foco apenas e tão somente o lucro, está fadada a quebrar, é isso mesmo, falir, pois o mercado está em constante ebulição e o teu concorrente está de olho na sua vulnerabilidade.
Verificamos ainda que na missão, a empresa ou organização, deve deixar claro quais os produtos e/ou serviços que produz quem são seus clientes em potencial, ou seja, quem é verdadeiramente o cliente da empresa, qual o mercado comprador e segmento de atuação da empresa.
Diante do acima exposto, conclui-se que além de ser o registro de nascimento da empresa ou organização, a missão deve constar o porque e para que a empresa existe, e se ganhar dinheiro não é o objetivo principal, e sim uma decorrência, podemos concluir que este resultado, ou seja, o lucro é o resultado da produção de produtos e/ou serviços de qualidade que tem o poder de satisfazer muito além das necessidades de seus clientes, e para que isto seja possível, a missão de recursos humanos deve estar, além de alinhada com a missão da empresa ou organização, voltada para o desenvolvimento e o reconhecimento do seres humanos em um ambiente de alto nível de motivação, com constantes desafios e com colaboradores engajados na busca dos objetivos pessoais e organizacionais, pois conforme Chiavenato (1999), a moderna gestão de pessoas, não pode ficar distanciada da missão da organização, pois esta facilita a identificação dos valores que a organização acredita.
Quando analisamos a missão de Recursos Humanos de algumas empresas, verifica-se que na sua maioria, estas buscam colocar em suas missões, não apenas a resposta da sua existência, mas vão muito mais além, embutem seus valores, crenças e objetivos, deixando claro qual deve ser a estratégia a ser seguida pelo RH, indicando o caminho a ser seguido pelos colaboradores, já que “a missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar esforços de seus membros” Chiavenato (1999).

Francisco Gomes
Novembro/2008

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